Ácido kójico, um poderoso aliado!

As manchas na pele, principalmente no rosto, são muito comuns e nos fazem desembolsar altas quantias em bases, corretivos facias e diversos outros estratagemas para disfarçá-las. Quando temos condições de adquirir produtos mais eficazes, à base de hidroquinona (suavizador de manchas mais recomendado por dermatologistas), lá se vai mais um rio de dinheiro e muita preocupação, uma vez que a hidroquinona reage com a radiação ultravioleta (UV) e pode causar o efeito adverso na pele: o aparecimento de manchas irreversíveis!!!

Pensando na quantidade de pessoas que gostariam de suavizar manchas e linhas de expressão na pele utilizando um produto menos agressivo à saúde, mais em conta do que a hidroquinona e que tenha seu efeito comprovado por estudos confiáveis, a marca Ararajuba adotou em seus óleos trifásicos o fermentado (ou vinho) de arroz, que é rico em ácido kójico. Esse ácido é produzido por cogumelos comumente conhecidos no Japão como koji e são utilizados na fermentação do arroz para a produção do sake.

Pesquisadores asiáticos (ver Seo et al., 2009) identificaram que o ácido kójico presente no fermentado de arroz é capaz de inibir os efeitos dos raios ultravioleta no envelhecimento da pele. Esse ácido estimula a produção de procolágeno e laminina-5, substâncias fundamentais para os fibroblastos (células da pele que, dentre outros efeitos, dão elasticidade a ela). Com os fibroblastos fortalecidos pelo procolágeno e a laminina-5, as linhas de expressão na epiderme (camada mais externa da pele) são suavizadas.

Além disso, a ácido kójico faz com que os queratinócitos, células que produzem queratina e pigmentos escuros, reduzam a produção desses pigmentos quando expomos a pele à radiação UV (que também está presente em ambientes iluminados com lâmpadas brancas). O resultado é o claremento da epiderme provocado pela redução das manchas.

Os mesmos pesquisadores descobriram que o ácido kójico também reduz a produção de uma das substâncias causadoras do câncer de pele induzido por exposição à radiação UV.

images
Efeito do ácido kójico na pele. À direita, como a pele ficou após aplicação tópica do ácido. Crédito: kojicacid.us/kojic-acid-cream-before-and-after/

Todos os óleos trifásicos Ararajuba contêm ácido kójico,  ou seja, todos têm potencial de clarear manchas na pele e reduzir e prevenir o envelhecimento causado pelos raios UV. Além disso, têm a vantagem de não provocarem  manchas caso a pele tratada com os óleos seja exposta a esses raios, como ocorre com a hidroquinona.

Importante: mantenha seu óleo trifásico em local escuro, pois a luz degrada seus ingredientes.

Referência Bibliográfica

Seo, MY et al. 2009. Anti-aging effect of rice wine in cutured human fibroblasts and keratinocytes.  J Biosci Bioeng. 107(3):266-71. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Rice+wine+anti+agging (Acesso em nov/2015).

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Miria disse:

    Será que vocês poderiam colocar mais produtos a mostra e os valores?Me
    interessei muito.

    Curtir

    1. Clarissa disse:

      Com certeza! Os produtos que faço que contêm essa substância são os óleos bi e trifásicos, todos eles: maracujá, ylang ylang, rosa mosqueta, semente de uva, andiroba, damasco e pêssego.

      Curtir

      1. Claudio disse:

        Clarissa, boa tarde!

        Vejo que seus produtos pode ter ótimos resultados por serem naturais.
        Procuro sabão com esses Ingredientes: Ácido Kojic Pura e papaína. É possível? Gentileza custo?
        Desde já agradeço!

        Curtir

      2. Oi, Cláudio! Fico feliz com seu interesse! Para que o sabonete tenha ácido kójico eu preciso acrescentar esse composto puro. Porém, nunca o encontrei neste formato. Pelo o que entendi, você quer um sabonete que clareia a pele, certo? Se for este o caso, eu fabrico uma máscara de argila branca que tem exatamente essa finalidade. Ela é enriquecida com óleos essenciais e extratos vegetais clareadores, sem produtos químicos. Enviarei a foto para seu e-mail, se lhe interessar.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s