Por que não há sabonete íntimo dentre os Cosméticos Ararajuba?

Clientes Ararajuba sempre fazem essa indagação e a resposta está no processo de fabricação dos sabonetes 100% artesanais:

Este tipo de sabonete foi criado séculos atrás, quando descobriu-se que a mistura entre gorduras e cinzas resultava em um produto com poder de limpeza, o sabão. Com o tempo, o processo foi aprimorado e as cinzas foram substituídas por hidróxido de sódio, embora alguns artesãos e artesãs ainda produzam sabões a partir da reação original. Esse aprimoramento levou à descoberta de que também é possível criar sabões líquidos baseando-se em uma metodologia semelhante.

Fonte.

As cinzas e os hidróxidos são chamados de bases, substâncias de pH acima de 7. As bases são fundamentais para a fabricação dos sabonetes 100% artesanais, porque são elas que transformam os óleos e manteigas vegetais em sabões. Portanto, sem elas não é possível produzir sabonetes totalmente naturais. Contudo, por causa dessas mesmas bases, o pH dos sabonetes naturais também se apresenta acima de 7, diferente do pH vaginal, que está abaixo, portanto, é ácido. Para que o sabonete íntimo seja adequado ao uso, é necessário igualar esses pHs. Uma alternativa é acrescentar ácido cítrico no sabonete depois de pronto. Porém, o ácido cítrico o torna turvo e sem espuma, características não muito apreciadas pelos(as) consumidores(as).

Control: sabonete líquido sem ácido cítrico. Samples 1 & 2: sabonete líquido com ácido cítrico. Atenção à turbidez e quase ausência de espuma. Fonte.
Fonte.

Os sabonetes íntimos mais comuns disponíveis no mercado são fabricados a partir das chamadas “bases prontas”, que são misturas de substâncias detergentes, corretores de pH e conservantes, todos sintéticos. A essas bases são acrescidos extratos, ácido lático e fragrâncias e o sabonete final apresenta pH semelhante ao vaginal e bom poder de espumação.

Porém, o agente espumante destes sabonetes é o lauril sulfato de sódio (lauril ou sodium laureth sulphate). Este composto, apesar de desempenhar bem seu papel (produzir espuma), tem os inconvenientes de ressecar e descamar pele e cabelo (o lauril também está presente em shampoos comuns) e despigmentar fios tingidos, por isso não é utilizado em nenhum produto Ararajuba. [Leia mais sobre os malefícios do lauril aqui.]

Portanto, para que seja fabricado um sabonete íntimo 100% natural, que é o compromisso dos Cosméticos Artesanais Ararajuba, é necessária a utilização do ácido cítrico, o que faz com que o sabonete perca espumação e transparência. Como essas características não são apreciadas pelas consumidoras, o sabonete íntimo não é produzido pela marca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s