SOBRE A MARCA

POR QUE “ARARAJUBA”?

A ararajuba (Guaruba guarouba) é uma ave endêmica do Brasil e suas cores, verde e amarelo, remetem à nossa pátria (origem da maioria da matéria-prima contida nos cosméticos Ararajuba), por isso foi escolhida como nome e mascote da marca. Vive em florestas úmidas do norte do país, principalmente em Tocantis, e se alimenta de frutos e sementes diversas, incluindo castanhas. São dispersoras de sementes, contribuindo imensamente para a reprodução das árvores amazônicas.

Infelizmente, devido ao intenso desmatamento da Amazônia, as populações de ararajubas estão decrescendo e estima-se que sejam extintas em poucas décadas caso a destruição de seu habitat continue.

Golden-parakeet-feeding

PRECEITOS DA MARCA ARARAJUBA

Visando ao máximo a fabricação e utilização de matéria-prima extraída de forma sustentável, todos os produtos Ararajuba são naturais, livres de conservantes artificiais, corantes e matéria-prima animal,  100% artesanais, 100% veganos, fabricados com rigor e com fórmulas exclusivas. Além disso, as embalagens Ararajuba são recicláveis e reutilizáveis (leia mais sobre as embalagens aqui).

SABONETE ARARAJUBA X SABONETE INDUSTRIALIZADO

Durante a confecção dos sabonetes, tanto na indústria quanto artesanalmente, ocorre a produção de glicerina, uma substância altamente umectante que se desprende da massa durante o cozimento do sabonete. Nos sabonetes Ararajuba ela é mantida, tornando-os mais hidratantes do que os sabonetes comumente comercializados. Além disso, os sabonetes Ararajuba contêm alta concentração de óleos e manteigas vegetais ricos em agentes emolientes que condicionam a pele.

O PROCESSO DE SAPONIFICAÇÃO

A saponificação é, simplificadamente, a transformação de óleos em sabão. Para isso, é necessária a reação dos óleos com uma base forte, como os hidróxidos de sódio ou potássio. Como os sabonetes Ararajuba são formulados para terem quantidade extra de óleos, tem-se uma margem de segurança para que todo o hidróxido seja consumido durante a saponificação, não restando traço da base reagente no produto final.

DIFERENCIAIS DOS ÓLEOS, BÁLSAMOS E REPELENTES ARARAJUBA

Os óleos bi e trifásicos Ararajuba são totalmente naturais, sem conservantes nem corantes, que são ingredientes que fazem mal à saúde. Além disso, cada um tem uma propriedade terapêutica específica: alguns são indicados para tratamento de acnes, micoses, psoríase e outras descamações da pele, outros são redutores de sinais de idade e suavizam estrias e cicatrizes. Todos os óleos podem ser usados também no rosto, são hidratantes, ótimos para fazer massagens e suavizam manchas na pele. Podem ser usados com ou sem enxágue.

O bálsamo de manga também é exclusivo da marca: é um concentrado natural de manteigas vegetais extremamente hidratantes que pode ser usado tanto na pele quanto no cabelo antes da lavagem. O bálsamo não contém conservantes ou corantes e tem leve fator de proteção solar proveniente da manteiga de manga.

O repelente Ararajuba é 100% natural e não poluente. Seus ingredientes, como os óleos de andiroba e de neem, são utilizados há centenas de anos por povos indígenas e asiáticos, são eficazes para repelir, principalmente, pernilongos e matam alguns parasitas, como carrapatos.

Todos os produtos Ararajuba são multiúso, podendo ser aplicados em várias partes do corpo (leia indicações nos posts de cada um), e muito hidratantes. Além de tratarem desordens da pele, mantêm a umectação desta, não deixando-a ressecada mesmo após o enxágue dos produtos.

PROCEDÊNCIA DA MATÉRIA PRIMA

Os ingredientes vegetais dos produtos Ararajuba são 100% renováveis, não poluentes e provenientes de empresas certificadas. Não utilizo derivados do petróleo, nem corantes sintéticos. Também não são realizados testes em animais.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

As fórmulas dos produtos Ararajuba são totalmente desenvolvidas por mim a partir da demanda d@s clientes. Também fabrico alguns extratos glicólicos, como o de alecrim e o de neem, as sacolas e caixas de papel e faço a pirografia nos caixotinhos de madeira dos kits Ararajuba (os caixotinhos são produzidos pelas mãos talentosas do meu tio Sebastião).

Todo o material utilizado na confecção dos produtos Ararajuba (recipientes, espátulas e afins) é lavado e esterilizado antes e após o uso, o que assegura a longevidade dos produtos fabricados.

Como a produção é 100% artesanal, demanda pelo menos uma semana para que os sabonetes em barra estejam prontos para a venda, uma vez que o cozimento e cura são processos demorados quando não se adiciona aditivos químicos que catalisam as reações. Já os sabonetes líquidos necessitam de duas semanas até estarem finalizados para o consumo. Os óleos bi e trifásicos são feitos em apenas alguns minutos, tornando-os quase sempre disponíveis em estoque, assim como o repelente em spray. Por último, o bálsamo de manga requer 24hs para ser produzido.

Contudo, apesar da mão de obra para serem fabricados, os produtos Ararajuba têm ótimo custo/benefício, pois têm qualidade elevada e preço abaixo do mercado. São fabricados com acurácia e não são feitos a partir de bases prontas, que contêm derivados petroquímicos e substâncias sintéticas que fazem mal à saúde.